quinta-feira, 17 de setembro de 2015

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 184/185

1) 1820 - MOTIVOS: reações às tentativas de restauração do Antigo Regime. ALCANCE: Nápoles, Espanha e Grécia. RESULTADOS: independência da Grécia do domínio otomano.

1830 - MOTIVOS: reações às conservadoras Ordenações de julho. ALCANCE: Península Itálica, Estados Germânicos, Bélgica e Inglaterra. RESULTADOS: independência da Bélgica, na Inglaterra aumento do número de eleitores e regulamentação da organização do operariado. Em outros estados foi sufocada, mas, deixou sementes do liberalismo e do nacionalismo.

1848 - MOTIVOS: péssimas condições de vida e trabalho, crise econômica, péssimas colheitas e desemprego. ALCANCE: começou na na França e se espalhou pelos Estados germânicos e pela Península Itálica. RESULTADOS: Segunda República na França, reforço do nacionalismo nos Estados germânicos e na Península Itálica, Áustria aboliu a servidão no campo, e a Hungria tornou independente da Áustria.

2) A Comuna de Paris foi um movimento revolucionário ocorrido em 1871 e que teve curta duração de dois meses. A derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, o forte descontentamento da população diante das péssimas condições de vida e a repressão violenta do governo às revoltas populares levaram os trabalhadores, liderados por grupos anarquistas e socialistas, a tomar as ruas da cidade, levantar barricadas contra as tropas oficiais e forçar o governo a fugir em 1871. O grupo formou, assim, a Comuna de Paris, que governou a cidade por dois meses. As decisões da Comuna eram tomadas em reuniões regulares e não por um governo central. Os revolucionários determinaram, ainda, que a produção e a vida econômica deviam ser organizadas por associações de produtores, além de estabelecer o ensino gratuito, obrigatório e laico. Também estabeleceram a igualdade entre homens e mulheres. Porém, os revolucionários foram duramente reprimidos pelas tropas do governo.

3) a - O nacionalismo é o sentimento de identidade que une habitantes de um determinando território, que compartilham tradições, costumes, língua e uma história comum. O movimento para fundar um Estado-nação, ao contrário, se apropria de um discurso nacionalista para criar artificialmente, um Estado-nação. Isso significa que, mesmo não havendo laços culturais e históricos entre os habitantes de uma determinada região, eles são submetidos à autoridade de um poder político central, organizado sobre limites territoriais definidos. 

b - A frase expressa a contradição do movimento de unificação italiana, que resultou na constituição de um Estado nacional sem que houvesse uma nação italiana. O fato de menos de 2,5% da população da Itália falar italiano na época mostra que não havia no país um sentimento de unidade nacional. Não foi o nacionalismo que fundou a Itália, mas um movimento político que ignorou as diferenças que dividiam a população da península para criar, artificialmente, o Estado italiano.

c- O texto revela que, na Itália, não havia um sentimento genuíno de pertencer a uma nação. A construção do Estado-nação era mais um projeto político da burguesia e da classe média, interessadas na criação de um mercado interno e na modernização econômica, que um anseio popular.

4) A charge representa o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, e a vitória da Prússia na Guerra Franco-Prussiana. Faz referência à vitória das tropas de prussianas contra o exército francês.

5) Alternativa "a"

6) Debate

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