sábado, 8 de maio de 2010

Revolução Francesa


Pessoal desculpa a demora.

A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelos ideias iluministas, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" se espalhou pelo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.

A queda do Antigo Regime - O início do levante que encerrou de vez a era da sociedade feudal, abriu caminho para a modernidade com a tomada da Bastilha pelas forças populares, a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e o fim dos privilégios da nobreza.

Causas Políticas:

Independência dos Estados Unidos da América
Guerra dos Sete anos
O elevados custos da Corte de Luís XVI
A distribuição dos votos: eram atribuídos por ordem – 1º Clero; 2º Nobreza; 3º Terceiro Estado
Os chamados privilegiados eram isentos de impostos

Causas Sociais:

A França ainda tinha grandes características feudais: 80% de sua economia era agrícola. Quando uma grande escassez de alimentos ocorreu devido a uma onda de frio na região, a população foi obrigada a mudar-se para as cidades e lá, nas fábricas, era constantemente explorada e a cada ano tornava-se mais miserável. Vivia à base de pão preto e em casas de péssimas condições, sem saneamento básico e vulneráveis a muitas doenças.

A queda da monarquia e a república revolucionária - A monarquia é deposta e um plano de contra-revolução é armado pela nobreza, exilada, fracassa, assim como as invasões dos exércitos estrangeiros. Duas tendências se afirmam na revolução:

Os girondinos: eram um grupo moderado liderado por Brissot (1754-1793), constituído pela alta burguesia e fazia oposição aos jacobinos liderados por Robespierre.
Jacobinos: membros do Clube Jacobino, clube maçônico francês: defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário